segunda-feira, 31 de março de 2014

AMIGO É COISA PRA SE GUARDAR...



Amizade: do latim amicus, ainda que se diga também que a palavra provém do grego. Pra você, o que é amizade? Uma onda? Uma moda? Um costume? Regra ou realmente uma necessidade? Amizade é uma coisa complicada, porque existem os vários tipos e níveis, e ainda, as duas facetas: falsa e verdadeira. Desde os primeiros anos na escola, muitas pessoas passam pela nossa vida. Muitos ciclos se abrem, se renovam e outros se fecham pra nunca mais voltar. Na minha vida, estudei em várias escolas, mudei de cidade, de rua e de bairro.
E quase todos os amigos que eu achava que ia levar pra sempre se foram. No fim, restam as lembranças do tempo que não volta, de pessoas que não voltam. Quando digo pessoas, falo mesmo da personalidade, que muitas vezes mudou da água pro caldo de jiló. Sim, as pessoas realmente mudam, mas nem por isso vamos deixar de cumprimentar, de dizer um simples "Oi, tudo bem?". Fingir que você nunca conheceu uma pessoa, que vocês nunca se abraçaram fraternalmente e se chamaram de melhores amigos é HORRÍVEL. É uma sensação inexplicavelmente gélida. Como se fossem dois estranhos ignorando o passado (que muitas vezes nem está tão distante), simplesmente porque mudaram de escola, de pensamento...de vida.

Claro que ainda existem os amigos de verdade, com os quais eu falo, mantenho contato nem que seja por um prazeroso teclar. Mas, que são mais verdadeiros e presentes do que os que eu chamava de irmãos. Engraçado é que dizem que amizade de ensino fundamental não dura, pois é justamente essas que mantenho até hoje, mesmo que essas pessoas, hoje, morem tão longe. Todos os dias pessoas passam pela nossa vida e quando menos se espera, lá está você batendo altos papos com uma desconhecido no ponto de ônibus!

Minha mais recente experiência, foi passar um mês em SÃO PAULO com sessenta pessoas que eu nunca tinha visto na vida, mas que partilhavam da mesma fé. O resultado foi incrível! Não conseguimos desgrudar de todos os artifícios eletrônicos que possam nos manter perto uns dos outros. Mera afinidade? Talvez. Porém, eu prefiro chamar de "UM GRANDE ENCONTRO" .
Dia desses eu liguei pra um amigo do fundo do baú. Ele ficou tão surpreso que acabou me contando sua vida inteira e foi aí que eu percebi o bem que eu tinha feito à ele e a mim ao ficar mais de meia hora no celular. A pessoa se sente, de certa forma, valorizada e você se sente feliz por saber que ela está bem e ainda te dando a devida consideração.

Pra finalizar, gostaria de ressaltar e agradecer á todos os amigos que eu tive durante esses 19 anos e dizer que vocês foram muito importantes e tem um lugar cativo no meu coração, ainda que alguns finjam que o passado nunca existiu, pois não há nada que pague os ótimos momentos que vivi ao lado de vocês. Estou sempre aberto a revê-los e quem sabe retomar aquela amizade de antes. Aos recentes amigos, digo que os quero cada vez mais perto e bem, para que possamos somar, dividir e multiplicar juntos! Muito Obrigado.

Abração.

PS: "Só acredito em amizades que cultivem e pratiquem o altruísmo. O resto é oba-oba".
                                (Vitor de Oliveira)