sábado, 31 de janeiro de 2015

!ESSE EU VI: INTO THE WOODS - CAMINHOS DA FLORESTA!



Olá, pessoas da terra! Sentiram a minha falta? Espero que sim, pois eu estava morrendo de saudades de escrever novamente aqui no blog. Sim, ele andou parado por algum tempo, mas agora ele retorna das cinzas e promete deixar seu 2015 um pouco mais interessante...Eu espero. Para começar, eu decidi ontem ir ao cinema conferir INTO THE WOODS (Caminhos da Floresta), o novo musical da Disney, pra poder escrever sobre ele aqui nesta linda plataforma cibernética chamada internet. Let's go?


A história é resumidamente a seguinte: os amaldiçoados Padeiro (no filme, James Corden) e Esposa do Padeiro (Emily Blunt) devem conseguir alguns itens para que a Bruxa (Meryl Streep, indicada ao Oscar pelo papel) faça uma poção e retire o feitiço, conjurado quando Padeiro ainda era um bebê, que impede a felicidade plena do casal pelo fato dela não poder engravidar. Os itens mágicos são bem conhecidos por todos aqueles que leram e conhecem bem os contos de fadas: A vaca branca como leite, o cabelo amarelo como milho, o sapatinho de ouro, a capa vermelha como sangue. Partindo dessa premissa, outros sub-plots se juntam a trama central, são eles: A Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, Cinderela e João (o do pé de feijão kkk) e os coadjuvantes de suas respectivas histórias.

CURTI:

As histórias são super bem amarradas, com algumas pequenas reviravoltas que fazem toda a diferença pra quebrar a sensação de "está começando a ficar cansativo". As músicas são ótimas, tanto em letra como em melodia e todo o elenco foi muito competente em sua performance vocal. A pitada teatral é algo muito positivo, pois resgata características do espetáculo oitentista da Broadway original, e leva um atmosfera diferente para a tela juntamente com a fotografia e direção de arte, resultando num clima "Dark" maravilhoso. Tudo é muito familiar e a maneira como a trama se desenrola é muito interessante.
O elenco é o ponto mais forte do filme, reunindo nomes como Meryl Streep (“Álbum de Família”), que por sinal concorre a outro Oscar pelo papel de bruxa cantora, Anna Kendrick (“A Escolha Perfeita”), Emily Blunt (“No Limite do Amanhã”) e até Johnny Depp (“Transcendence”) e Tracey Ullman (“Trapaceiros”) em pequenas pontas. Boas interpretações também são entregues por James Corden (“Matadores de Vampiras Lésbicas”), Christine Baranski (“O Grinch”), e pelos jovens Lilia Crowford e Daniel Hutllestone (“Os Miseráveis”).

NÃO CURTI:

Introdução às histórias desnecessariamente longa, apresentando todos os personagens e suas sinopses antes de "começar" de fato. O primeiro ponto de virada poderia ter sido utilizado já como ponto de partida, ou seja, a cena em que o Padeiro e sua esposa são apresentados e recebem a visita reveladora da bruxa. 
Como trata-se de um musical, obviamente, quase (ou) todas as interpretações são cantadas, o que deixou muita gente nervosa na poltrona, outros foram mesmo embora antes de 1 hora de filme. Não recomendado para pessoas ranzinzas e/ou impacientes. Algumas soluções fáceis para os conflitos gerados causaram estranheza diante da previsibilidade, já que tais conflitos foram precedidos por ótimas e pequenas reviravoltas.

Por fim, longe de desapontar, INTO THE WOODS é um filme cheio de boas intenções, com interessantes reflexões sobre o tão sonhado "Final Feliz" e que tem, no conjunto da obra, o humor e a simpatia  como suas principais qualidades.