quarta-feira, 26 de junho de 2013

E QUEM NÃO GOSTA DE REALISMO FANTÁSTICO?



Nesta segunda feira, o telespectador brasileiro teve uma grata surpresa ao permanecer na frente da TV após o término do capítulo de AMOR À VIDA. SARAMANDAIA já estreou com o pé direito ao som de PAVÃO MISTERIOSO (Ednardo), uma música épica que só de ouvir já nos lembra Juca de Oliveira voando na telinha com um par de asas, mesmo pra quem não viu a versão original da emblemática novela de Dias Gomes.

Ricardo Linhares
Escrita por Ricardo Linhares, a nova SARAMANDAIA é digna de aplausos.  A direção de Denise Saraceni é precisa. A fotografia está linda, juntamente com a estética colorida que dá todo o ar de surrealismo à Bole-Bole. O elenco é de primeira, inclusive os novatos, que aliados ao texto objetivo e divertido de Linhares conseguem pegar o espectador no laço.

Muito da obra original foi mantido. Inclusive o carisma dos personagens, o sotaque e vocabulário dos bolebolenses, e suas peculiaridades. Porém, como nada permanece igual depois de quase 40 anos, a trama de 1976 era nordestina e tinha um alto teor de crítica política, muito bem maquiado por Dias através de metáforas e tipos nada comuns. Dessa vez, Ricardo preferiu a não regionalização da cidade de Bole-Bole, fazendo com que ela seja única e especial em tudo. Aliás, a cidade (em visão aérea) e efeitos especiais criados pela mesma equipe da saga “Harry Potter” estão de parabéns!

Uma indignação: Porque cargas d’água nosso querido PAVÃO MISTERIOSO não está como música de abertura¿ Poupe-me daquela musica instrumental nada marcante! Já que a onda de protestos está ainda tomando conta do país, os manifestantes saramandistas deveriam fazer um protesto “POR UMA ABERTURA COM PAVÃO!”.
 
Dias Gomes

Muitas foram as novelas que faziam uso do Realismo Fantástico pra fazer críticas sociais. Eis alguns exemplos:

"Natasha" e "Vlad" - Claudia Ohana e Ney Latorraca
VAMP (1991) de Antonio Calmon – Como pano de fundo, a paradisíaca e fictícia cidade de Armação dos Anjos no interior do RJ, que foi invadida por vampiros. Ney Latorraca e Claudia Ohana brilharam. Existem seres fantásticos mais adequados pra se discutir corrupção e política? O termo sugar te lembra algo do tipo? Pois é, um novelão daqueles. Sucesso que chegava facilmente aos incríveis 62 pontos de audiência. Macabramente sexy!


"Zelão" - Milton Gonçalves

O BEM AMADO (1973) de Dias Gomes - Dias foi um dos primeiros autores a usar o realismo fantástico em suas novelas. Em "O Bem-Amado", primeiro folhetim em cores da TV brasileira, o pescador Zelão das Asas (Milton Gonçalves) tinha o sonho de voar e construiu asas para realizar seu desejo. 


"João Gibão" - Juca de Oliveira

SARAMANDAIA (1976 – 2013) também do Dias – a novela que me motivou a fazer esta matéria, cheia de personagens curiosos. O Coronel Zico Rosado (Castro Gonzaga) bota formigas pelo nariz; Marcina (Sonia Braga) provoca incêndios com o calor do corpo; Seu Cazuza (Rafael de Carvalho) quase coloca o coração pela boca (literalmente) quando se emociona; O professor Aristóbulo (Ary Fontoura) vira lobisomem nas noites de sexta-feira e João Gibão (Juca de Oliveira) que é aparentemente corcunda, esconde na verdade um par de asas e sai voando no último capítulo. Uma das cenas mais famosas da novela é quando Dona Redonda (Wilza Carla) explode de tanto comer. 


"Professor Astromar (lobisomem)" e "Ninon" - Rui Rezende e Cláudia Raia





ROQUE SANTEIRO (1985) é do Dias também! Kkkk – Dessa vez a fantasia ficou por conta do professor Astromar, que virava lobisomem em noite de lua e saía a procura da exuberante Claudia Raia. Quem já viu não se esquece da cena que revela o mistério do professor: ele se transformando na rua em frente o cemitério ao som de “MISTÉRIOS DA MEIA NOITE” (Zé Ramalho).

"Mulher de branco" - Cláudia Alencar

TIETA (1989) de Aguinaldo Silva - Um dos maiores mistérios da novela de Aguinaldo Silva era a identidade da mulher de branco, uma "assombração" que atacava os homens. No final da novela descobriu-se que a assombração estava mais do que viva e era Laura (Cláudia Alencar), fogosa mulher do comandante Dário (Flávio Galvão).

 
"Jorge Tadeu" - Fábio Jr
PEDRA SOBRE PEDRA (1992) mais uma do Aguinaldão - Mais uma novela onde Aguinaldo Silva usou muito realismo mágico. O fotógrafo Jorge Tadeu (Fábio Júnior) fez muito sucesso. O personagem já estava morto, mas aparecia para todas as mulheres que comiam uma flor que nascia sobre seu túmulo. Também fez sucesso o personagem Sérgio Cabeleira (Osmar Prado), que tinha muitas dores de cabeça nas noites de lua cheia e o vilão Cândido Alegria (Armando Bogus), que virou pedra no final da novela. 

"Camila" - Claudia Ohana

FERA FERIDA (1992) Aguinaldo rs - Aguinaldo Silva baseou-se no universo ficcional do escritor Lima Barreto para escrever esse grande sucesso. Feliciano Júnior (Edson Celulari) transforma tudo o que toca em ouro, inclusive sua amada Linda Inês (Giulia Gam). Também fez muito sucesso a história de Rubra Rosa (Susana Vieira), que faz tudo ao redor pegar fogo quando vai para a cama com seu amante Demóstenes (José Wilker). Impossível não falar de Claudia Ohana na pele de uma mulher que dorme (pra não dizer hiberna) durante muito tempo e só acorda quando sente o cheiro de estrogonofe de bacalhau; detalhe: ela vai até a cozinha levitando! No final descobre-se que ela era o anjo protetor do protagonista (contrastando com a vampira protagonista que ela fez em VAMP).


"I Will be back! Eu voltarei!" by Maria Altiva tocando o terror no céu de Greenville.

A INDOMADA (1997) Aguinaldo Silva - Uma das últimas novelas onde Aguinaldo usou o realismo fantástico, "A Indomada" apresentou situações inesquecíveis, como a cena em que o delegado Motinha (José de Abreu) cai em um buraco e vai parar no Japão, e a cena onde Emanuel (Selton Mello), vira anjo e voa na cidade. Uma das cenas mais famosas é o final da vilã Maria Altiva (Eva Wilma), que depois de morrer em um incêndio, vira fumaça e assusta os moradores, prometendo que vai voltar.  Juro por Deus que quando eu era menor, eu quase não dormi por causa dessa cena (morria de medo da Dona Altiva). Quando Altiva invoca o raio divino contra os pecadores e o raio cai bem na sua cabeça. Altiva prometeu que voltaria e cumpriu a promessa, pois no final de "Fina Estampa", Tia Íris (também interpretada por Eva Wilma), viaja justamente para Greenville, cidade onde morava Altiva. Antes de viajar para a cidade, Tia Íris olha para a câmera e fala: "Eu não disse que voltava?", e pisca para os telespectadores. Seria muito interessante ver a personagem chegando em Greenville 15 anos depois, mas essa cena fica por conta da imaginação de cada um de nós.


ATÉ A PRÓXIMA, ABRAÇO!